Atendimento

Assistência Funeral: o que é, como funciona e quanto custa

Imagem de uma urna funerária para representar uma assistência funeral

A única certeza da vida é a morte, diz o ditado popular. Mas se sabemos que é algo que acontece, porque escolhemos deixar despesas e não saudades? O falecimento é algo doloroso para as famílias, envolve burocracias e despesas. Foi pensando em dar suporte aos familiares que surgiu a assistência funeral.  

Mas você sabe o que é assistência funeral e quais serviços estão incluídos nela? E quanto será que custa? Tire todas suas dúvidas neste conteúdo.  

O que é uma assistência funeral?  

A Assistência Funeral é o serviço que paga e organiza todos os detalhes de um funeral.   

Dessa forma, o serviço existe para que a família não precise lidar com burocracias, pagamentos e decisões urgentes em um momento difícil.  

Em outras palavras, a empresa contratada vai cuidar de tudo: desde o registro do falecimento até o sepultamento ou a cremação.  

Na Sinaf, a assistência funeral é uma cobertura obrigatória do seguro Sinaf Família Protegida. Um plano criado para dar apoio às famílias em um momento difícil.  

O que está incluído no serviço?  

Cada empresa oferece um tipo de plano. Dessa maneira, os serviços mais comuns são:  

  • Atendimento 24 horas:    
  • Registro em cartório;   
  • Pagamento de taxas;   
  • Translado do corpo;  
  • Tanatopraxia;   
  • Urna funerária;   
  • Ornamentação;   
  • Capela para velório;   

Por que contar com uma assistência funeral?  

Suporte em um momento difícil  

Para tornar o processo menos doloroso, a assistência funeral resolve tudo, do começo ao fim.  

Assim, a família não precisa escolher urna funerária, pagar taxas nem lidar com burocracias em um momento tão difícil.   

É uma comodidade que proporciona alívio emocional. Com esse auxílio, a família pode focar no que mais importa: se despedir com calma de um ente querido.  

Dignidade no sepultamento de um ente querido  

Além de todo suporte logístico na organização, este serviço busca garantir a dignidade, o respeito e o cuidado com o ente falecido.  

A partir da comunicação do falecimento, uma equipe especializada conduz o funeral e a preparação do corpo de forma respeitosa, honrando os desejos da família.  

Além disso, tudo é organizado para que a família se despeça com carinho e honre a memória do seu ente.   

Economia  

Sim, pagar por um funeral é bastante caro. E, muitas vezes, é um custo inesperado e que não foi previsto no orçamento da família.  

Com a assistência funeral, você não precisa se preocupar. Tudo já está resolvido.  

Qual a diferença entre assistência funeral e auxílio funeral?  

Embora tenham funeral no nome, o auxílio e a assistência funeral não significam a mesma coisa.  

Com uma cobertura mais ampla, a assistência funeral é o serviço completo. A  empresa paga e organiza o funeral. Inclui transporte, urna, preparação do corpo e outros itens.  

Já o auxílio funeral é diferente: a família precisa organizar tudo e depois pedir reembolso.  

Esse valor é fixo e precisa ser comprovado com as notas fiscais .  

Quem pode contratar?  

Qualquer pessoa a partir de 18 anos ou emancipada pode contratar o seguro Sinaf Família Protegida com a assistência funeral inclusa.  

Na Sinaf, é possível incluir no plano funeral:  

  • Cônjuge;  
  • Filhos;  
  • Irmãos; 
  • Pais;  
  • Sogros;  
  • Genros e noras;  
  • Netos e bisnetos.  

Para quem tem mais de 71 anos e quer apenas o serviço de assistência funeral, a Sinaf também oferece essa opção para titulares e cônjuges.  

Como funciona?  

Engana-se quem acha que organizar um funeral sozinho é algo simples e fácil. Pelo contrário.

Abaixo, veja como o serviço é feito na Sinaf, desde o primeiro contato até o sepultamento ou cremação.  

  1. Atendimento 24h  

Em primeiro lugar, a família liga e comunica o falecimento. É aqui que começa o serviço.   

No momento em que a equipe coleta os dados iniciais do cliente, já inicia a organização o funeral.  

  1. Reserva, logística e operação  

Em seguida, outras equipes entram em ação.  

  • Agendam a capela e o cemitério;  
  • Acionam a funerária;  
  • Encomendam a coroa de flores;  
  • Contratam transporte (aéreo, se necessário).  
  1. Atendimento presencial   

Nesse meio tempo, outra equipe é acionada: o atendimento presencial.  

Com o intuito de auxiliar no que for preciso, esse time vai até o local do falecimento (hospital, casa, IML) para ajudar às famílias. 

No geral, também vão ao cartório para fazer o registro do óbito e cuidar de toda a parte burocrática.  

  1. Remoção  

Em seguida, a equipe de remoção leva o corpo do local de falecimento para o laboratório. Logo após, é feita toda a ornamentação e os cuidados para o velório.  

São eles que também transportam o corpo do laboratório para o local do velório  

  1. Tanatopraxia  

Logo depois, entre em ação a equipe de tanatopraxia. Esse é o nome dos cuidados feitos no corpo para o velório. Essa equipe é responsável pela higienização, conservação e até reparação facial. 

Por fim, tudo é feito com cuidado e respeito, sempre seguindo a vontade da família.  

Quanto custa?

O valor de um plano com a assistência funeral depende dos serviços contratados. Na Sinaf, ele pode variar também por cada pessoa incluída no plano.  

Atualmente, possuímos três categorias de serviços funerários: Especial, Superior e Luxo.  

Mas, em média, o custo é de R$ 2 reais por dia.  

A partir de agora conte com um plano completo de assistência funeral que cabe no seu bolso. Faça uma cotação com os nossos consultores. Basta preencher o formulário abaixo! 

Compartilhe

Outros Posts

Fale com um consultor