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Perguntas Frequentes
Tem alguma dúvida? Confira se ela está respondida abaixo.
O que é um seguro de vida?
Seguro de vida é uma proteção financeira para você e seus dependentes. Ele garante que, em caso de falecimento ou situações específicas em vida como invalidez, uma quantia será paga para ajudar a manter a estabilidade financeira de quem você ama.
Ao contratar um seguro, você pode planejar o futuro e ter a tranquilidade de saber que sua família terá suporte para enfrentar desafios, como despesas com saúde, educação ou outras necessidades. É uma forma de cuidar de quem importa, mesmo quando você não puder mais estar presente.
Nosso objetivo é simplificar essa proteção e torná-la acessível para você, com planos que cabem no seu orçamento e atendem às suas necessidades.
Porque contratar um Seguro Sinaf?
Contratar um seguro da Sinaf é um ato de amor, cuidado e compromisso com o futuro de quem você mais ama. Há mais de 45 anos, nosso propósito é oferecer produtos de forma simples, acessíveis e feitos para garantir o cuidado que você e sua família merecem.
Estamos aqui para amparar você e sua família com um seguro completo, uma proteção que vai além do dinheiro. Nossa assistência está preparada para dar suporte, dignidade e conforto, com um serviço funeral de excelência e por isso nos tornamos referência, por “fazer bem-feito, o que tem que ser feito”.
Quando você escolhe a Sinaf, não escolhe apenas um seguro. Escolhe proteger sonhos, cuidar de histórias e garantir que, mesmo nos momentos mais difíceis, o amor que você plantou siga protegendo o futuro.
Quais coberturas posso contratar no Seguro Sinaf?
Posso ter um seguro, apenas com a cobertura de Assistência Funeral
Sim, aqui a gente entende a sua realidade. Se você só precisa da cobertura de Assistência Funeral, essa opção está disponível para titulares e cônjuges com idade acima de 71 anos, feita sob medida para caber no seu bolso e atender suas necessidades.
Posso receber minha documentação de seguro por meio digital?
Sim! A Sinaf sabe que o tempo é um bem precioso e está sempre se modernizando, garantindo praticidade aos clientes na utilização de produtos e serviços.
Você pode passar a receber sua documentação do seguro através dos canais digitais Whatsapp, E-mail e SMS, e não precisa mais perder tempo esperando uma correspondência chegar.
Para isso, basta entrar em contato com nossa Central de Atendimento ou pelo telefone 0800.702 9910.
Como posso pagar meu Seguro Sinaf?
Ao contratar um seguro Sinaf, você pode efetuar seus pagamentos através de:
Lembre-se: mantendo seus pagamentos em dia você garante as coberturas do seu seguro e ainda concorre aos sorteios mensais do Sinaf da Sorte! (link para a promoção)
- Cartão de Crédito: Pague sua parcela com comodidade e segurança no cartão de crédito.
- Boleto Bancário: Receba e pague pelo app do banco, na lotérica ou em qualquer agência bancária.
- PEC: Vá até uma casa lotérica e pague diretamente com o número do CPF do titular do seguro e nosso código cedente: 10648353. É rápido e prático.
Lembre-se: mantendo seus pagamentos em dia você garante as coberturas do seu seguro e ainda concorre aos sorteios mensais do Sinaf da Sorte!
Onde verifico os pagamentos efetuados?
Você pode verificar os pagamentos efetuados de forma prática e fácil! Aqui estão as opções:
- Site: acesse com seu login e senha para consultar o histórico das parcelas pagas e as que estão em aberto. Caso ainda não tenha criado seu acesso, clique aqui!
- Cris, nossa Assistente Virtual: converse com a Cris no WhatsApp e consulte seus pagamentos de forma simples e rápida. Basta mandar um OI para Cris, e escolher o menu PAGAMENTO.
Não consegui efetuar o pagamento da parcela. O que faço?
Manter o pagamento em dia é super importante! Além de garantir a sua proteção e de seus dependentes, você ainda participa da Promoção Sinaf da Sorte.
Se não conseguiu pagar a parcela na data de vencimento, não se preocupe! Você tem até 15 dias após o vencimento para regularizar o pagamento e manter sua cobertura ativa, sem pagar juros e sem perder nenhum benefício.
Não recebi meu boleto. O que faço?
Se você não recebeu seu boleto, não se preocupe! Temos as soluções:
- Fale com a Cris pelo WhatsApp. Ela poderá gerar um novo boleto ou todos os boletos da sua vigência. Basta dar um OI para a Cris e acessar o menu PAGAMENTO. Fale com Cris, clicando aqui.
- Você também pode acessar a segunda via dos boletos via Site. Acesse com seu login e senha, consulte ou baixe suas parcelas. Caso não tenha criado seu login e senha de acesso, clique aqui.
- Automatize sua cobrança. Basta cadastrar seu cartão de crédito através da nossa Central de Atendimento e o valor será debitado todo mês. Ligue 0800.702 9910, clicando aqui.
Quero alterar minha forma de cobrança. Como faço?
Para realizar a alteração, é só entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ou pelo telefone 0800.702 9910.
Nossa equipe está pronta para atender você e fazer a mudança de forma simples e rápida.
Clique aqui e conheça as formas de pagamento disponíveis. Escolha a opção que mais se encaixa na sua realidade.
Quando meu seguro Sinaf cancela por falta de pagamento?
A Sinaf oferece até 15 dias de tolerância para você efetuar o pagamento sem perder sua cobertura. Porém, se o atraso ultrapassar os 15 dias, o plano será suspenso. A cobertura só será reabilitada a partir do pagamento da parcela, no próximo vencimento.
Seu plano é cancelado definitivamente caso a inadimplência seja superior a 120 dias consecutivos, o que equivale a 04 parcelas mensais seguidas sem pagamento.
Sabemos que imprevistos podem surgir e se você estiver com dificuldade para realizar o pagamento, não deixe de falar com a gente! Antes que o seu plano seja cancelado, entre em contato para avaliarmos sua situação e, se necessário, negociar uma solução. Assim, você evita o cancelamento e mantém todos os benefícios do seu seguro, como a cobertura ativa.
Se precisar de ajuda, não espere! Entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou ligue 0800.702 9910.
Estamos aqui para garantir que você continue protegido e tranquilo!
Qual é o benefício de manter meu seguro Sinaf em dia?
Manter o pagamento do seu Seguro Sinaf em dia é essencial para garantir sua tranquilidade, pois sua cobertura permanece ativa, assegurando que você e seus dependentes estejam protegidos.
Pagar em dia evita complicações como a suspensão ou cancelamento do plano, garantindo que todos os seus direitos sejam preservados. É uma forma simples de cuidar do seu futuro e de quem você ama, sem preocupações.
Além disso, você participa automaticamente dos sorteios mensais do Sinaf da Sorte.
Por que meu seguro foi reajustado?
O reajuste do seu plano é necessário para garantir que você continue contando com toda a segurança e proteção que a Seguro Sinaf oferece. O reajuste não acontece apenas no valor da parcela, mas também no valor das coberturas, que são atualizadas para acompanhar as mudanças no mercado e continuar atendendo às suas necessidades de forma justa e eficiente.
Quais são os tipos de reajustes do meu contrato?
O reajuste do seu plano é uma forma de garantir que você e seus dependentes continuem protegidos com qualidade e segurança. É importante saber que esses ajustes são feitos com muita transparência, e podem ser aplicados ao longo da vigência do seu plano da seguinte forma:
Reajuste pelo IGP-M: ajuste anual aplicado aos valores, ajudando a manter o equilíbrio do seguro e a qualidade dos serviços oferecidos.
Reenquadramento: calculado com base na idade do Segurado, no aniversário do seguro.
Obs.: Eventualmente, pode ocorrer a necessidade de adaptação de valores decorrentes de desequilíbrio entre o valor da cobertura e os preços de mercado dos serviços onde o seguro foi contratado.
Quer saber mais sobre quando ocorre o reajuste, os percentuais aplicados por faixa de idade e outros detalhes? Essas informações estão no Manual do Segurado. Peça o manual para a Cris, nossa Assistente Virtual, via WhatsApp, ou acesse pelo site da Sinaf usando seu login e senha. Se ainda não criou seu acesso, clique aqui e faça agora.
Estamos aqui para te ajudar e garantir que você tenha todas as informações que precisa.
Quando ocorre o reajuste do meu seguro?
O reajuste do seu seguro ocorre anualmente, no mês de aniversário do contrato. Esse ajuste é necessário para manter a qualidade dos serviços e garantir que as coberturas oferecidas acompanhem a atualização dos custos no mercado.
Vale lembrar que o reajuste não é apenas na parcela. O valor das coberturas também é atualizado, assegurando que você e seus dependentes continuem protegidos e amparados, sem perda de benefícios.
Por que não fui sinalizado sobre o reajuste do meu seguro?
A informação sobre o reajuste anual do seu seguro está disponível em vários canais desde a contratação, além de constar nas mensagens de envio do seu novo kit reajustado. Essa informação também é encontrada no Manual do Segurado.
Nosso objetivo é garantir que você tenha acesso a todas as informações sobre o seu seguro.
O reajuste afeta o valor da indenização de seguro?
Sim, e essa informação é muito importante: o reajuste também afeta o valor da indenização do seguro! Isso significa que um dos índices que ajusta sua parcela (IGP-M) ajusta também as coberturas contratadas e, dessa forma, você e seus dependentes continuam protegidos com valores que refletem as necessidades atuais e garantem segurança financeira na utilização do seguro.
Você pode perceber essas alterações no Certificado de Seguros, documento que vai esclarecer quais são as coberturas que você contratou e o valor que é destinado para cada uma delas. Caso não esteja em posse do certificado e precise de uma segunda via, peça a Cris, nossa assistente virtual, via WhatsApp, ou acesse pelo site da Sinaf usando seu login e senha.
Posso renegociar o contrato?
Estamos aqui para ajudar! É possível renegociar o contrato, com opções que podem ajustar o plano às suas necessidades, com alternativas mais acessíveis, sem abrir mão da sua proteção.
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do WhatsApp ou ligue 0800.702 9910.
Juntos, vamos encontrar a melhor solução para que você continue protegendo você e seus dependentes, e principalmente, se adequando ao seu orçamento!
Onde identifico as coberturas contratadas?
Você pode identificar todas as coberturas contratadas no Certificado de Seguros, que é o documento oficial do seu plano. Ele contém todos os detalhes sobre as proteções que você escolheu, incluindo os valores e os serviços disponíveis.
Consulte seu certificado a qualquer momento, com a CRIS, nossa assistente virtual via WhatsApp, ou acesse pelo site da Sinaf usando seu login e senha. Se ainda não criou seu acesso, clique aqui e faça agora mesmo. Estamos aqui para garantir que você tenha todas as informações na palma da mão.
O que é Assistência Funeral?
A Assistência Funeral é uma cobertura criada para trazer apoio, atenção e carinho em um momento delicado. Nós cuidamos de todos os trâmites necessários, organizando e cobrindo os custos dos serviços funerários, para que você e sua família possam se concentrar no que realmente importa: se despedir com tranquilidade e dignidade de um ente querido.
Temos três categorias para diferenciar os serviços: Especial, Superior e Luxo.
Você pode consultar qual seu tipo de plano no seu Certificado de Seguro. Para saber mais detalhes sobre cada uma das coberturas e suas diferenças, consulte o Manual do Segurado.
IMPORTANTE: Nossa Assistência Funeral Sinaf está disponível 24hrs para auxiliar nesse momento tão delicado.
O que é Assistência Emergencial?
A Assistência Emergencial é uma cobertura que oferece pagamento rápido de até R$ 5.000,00, em 72 horas, após a entrega da documentação completa em caso de falecimento do titular ou cônjuge. Esse valor é destinado ao cônjuge/companheiro cadastrado no contrato do titular.
Reforçamos que, mesmo que você seja casado(a), tenha união estável ou viva maritalmente com outra pessoa, se o cônjuge/companheiro não estiver indicado na proposta, ele não terá direito a receber o valor em até 72 horas.
Por isso, é muito importante garantir que o cônjuge esteja corretamente cadastrado no contrato. Assim, você assegura que esse benefício possa ser resgatado rapidamente caso seja necessário.
Deseja incluir seu cônjuge/companheiro(a) no plano? Entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do WhatsApp ou ligue 0800.702 9910.
O que é Morte Natural?
A cobertura de Morte Natural no seguro é quando o falecimento acontece por causas naturais, como doenças, envelhecimento ou outros problemas de saúde que não são causados por acidentes.
Essa proteção garante que sua família receba o suporte financeiro contratado caso isso aconteça, ajudando em um momento difícil. Se tiver dúvidas sobre como funciona essa cobertura no seu plano, é só consultar o Manual do Segurado.
O que é Morte Acidental?
É importante entender que, no seguro, Morte Acidental é aquela causada exclusivamente por um evento inesperado, externo e violento, como um acidente de trânsito, queda ou afogamento. Por exemplo, no caso de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mesmo que tenha a palavra “acidente” no nome, ele não é considerado um acidente pelo seguro, pois trata-se de uma condição de saúde e, por isso, se enquadra como Morte Natural.
Essa diferenciação é fundamental para entender as coberturas do seu plano. Caso tenha dúvidas sobre o que é considerado morte acidental ou natural no seu contrato, consulte o Manual do Segurado.
O que é Invalidez Permanente Total por Acidente?
A Invalidez Permanente Total por Acidente é uma cobertura que garante um pagamento ao segurado caso ele sofra um acidente que resulte em invalidez total e permanente, ou seja, quando não for mais possível realizar qualquer atividade remunerada devido à gravidade da lesão.
Essa proteção oferece segurança financeira para ajudar o segurado a se reorganizar e enfrentar os desafios que possam surgir após o acidente, trazendo mais tranquilidade para ele e sua família.
Deseja verificar se o seu plano possui essa cobertura? Consulte seu Certificado de Seguro.
Além disso, no Manual do Segurado, você encontra uma explicação completa sobre seus direitos e os documentos necessários para solicitar essa cobertura em caso de necessidade.
É possível modificar as coberturas do meu seguro, após a contratação?
Sim, é possível. Caso você precise ajustar o plano, seja para incluir novas coberturas, alterar os valores ou até mesmo excluir alguma proteção, nós oferecemos flexibilidade para atender às suas necessidades.
Você também pode, a qualquer momento, incluir ou excluir participantes do plano, seja para ampliar as coberturas no seu plano ou para ajustar o valor do prêmio.
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do WhatsApp ou ligue 0800.702 9910. Juntos podemos verificar as opções disponíveis e entender como podemos personalizar o seu seguro. Nossos especialistas em atendimento irão explicar todas as possibilidades e ajudar você a tomar a melhor decisão para sua situação.
IMPORTANTE: ao realizar qualquer alteração, lembre-se de verificar o Certificado de Seguro atualizado, para garantir que as novas coberturas estejam corretamente registradas no seu contrato.
Deixei de pagar uma parcela, perco minha cobertura?
Primeiro, é importante enfatizar que a Sinaf oferece até 15 dias após o vencimento, para que você efetue o pagamento e mantenha as suas coberturas.
Em caso de atraso superior a 15 dias, seu plano é SUSPENSO e você perde temporariamente o direito a TODAS as coberturas do seu seguro. Para reativar as coberturas, basta pagar o mês seguinte que suas coberturas serão normalizadas 24hrs, após o vencimento da próxima parcela.
O seguro Sinaf tem cobertura fora do território nacional?
A Sinaf não oferece cobertura fora do território nacional, o que significa que a responsabilidade pelo traslado do corpo para o Brasil fica a cargo da família. No entanto, nossa equipe está totalmente preparada para orientar a família sobre os trâmites necessários, buscando facilitar esse processo da melhor forma possível.
Assim que o corpo chega ao Brasil, podemos assumir todas as tratativas do funeral ou, se preferir, a família pode continuar de maneira particular. Caso a família opte por seguir com os procedimentos de forma particular, existe a opção de reembolso, que será feito até o limite do valor disponível no capital segurado da apólice.
Como e quais os dados posso alterar no meu cadastro?
Os dados cadastrais são as informações pessoais registradas no seu contrato, que ajudam a garantir que a comunicação com você seja eficiente e que o seguro esteja sempre atualizado de acordo com suas necessidades.
Você pode a qualquer momento atualizar suas informações pessoais, seus contatos, seus dados de cobrança e até mesmo informações dos seus dependentes e beneficiários.
O que acontece se eu não atualizo meus dados cadastrais?
Manter seus dados cadastrais atualizados é essencial para garantir que as informações do seu seguro cheguem até você de forma correta. Imagine, se você for contemplado na promoção SINAF da SORTE e não conseguirmos contato? Se precisarmos passar uma informação importante e não conseguirmos te localizar, isso pode até mesmo dificultar o pagamento de coberturas ou benefícios.
Portanto, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do WhatsApp ou ligue 0800.702 9910 sempre que precisar trocar qualquer informação no seu plano.
Posso mudar o titular do meu seguro?
O Seguro Sinaf é pensando em atender as expectativas do titular do contrato e por isso não pode ser alterado após a contratação. Está vinculado exclusivamente ao CPF do titular.
Quem pode realizar as alterações cadastrais no meu seguro?
Somente o titular do plano pode realizar alterações no contrato, e todos os seus dados são tratados com total segurança, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo sigilo e proteção em todas as etapas.
O que é beneficiário?
O beneficiário é a pessoa ou as pessoas indicadas pelo titular do seguro para receber o valor das coberturas contratadas em caso de sinistro, como o pagamento de indenizações. Ao indicar mais de uma pessoa, você pode inclusive, informar qual o percentual do valor que será destinada a cada um deles.
Não é necessário ser uma conta exata. Por exemplo, se forem indicados dois beneficiários, a divisão da indenização poderá ser feita de várias maneiras: em 50% para cada, ou 60% e 40%, 90% e 10%
Mas isso é só um exemplo. Cabe a você escolher a melhor forma para divisão.
Quem pode ser beneficiário?
O beneficiário é a pessoa escolhida pelo titular do seguro para receber a indenização das coberturas contratadas em caso de sinistro. Você pode indicar qualquer pessoa, como um familiar, amigo ou alguém de confiança.
É fundamental verificar se a indicação está registrada no Certificado de Seguro atualizado, pois somente o que consta nesse documento garante a validade da escolha. Caso o beneficiário não esteja indicado, a indenização será paga aos herdeiros do titular, conforme as regras do Código Civil (vocação hereditária).
Como faço para indicar um ou mais beneficiários?
A indicação de beneficiários pode ser feita via Central de Atendimento através de WhatsApp, 0800.702 9910. Você também pode nos enviar o formulário de designação de beneficiários, disponível na área logada do site.
Caso seja feita via formulário, é importante enviar o documento preenchido e assinado através do site em: www.sinaf.com.br/atendimento, aguardar a confirmação e a recepção do Certificado de Seguros atualizado.
Posso alterar os beneficiários?
Nosso objetivo é facilitar ao máximo seu dia a dia e garantir a flexibilidade que você precisa, portanto, você poderá alterar, incluir ou excluir pessoas, aumentar ou diminuir o percentual para cada um dos beneficiários a qualquer momento.
Para isso, basta entrar em contato com nossa Central de Atendimento pelo WhatsApp ou ligue 0800.702 9910. Você também pode nos enviar o formulário de designação de beneficiários, disponível na área logada do site.
Caso seja feita via formulário, é importante enviar o documento preenchido e assinado através do site em: www.sinaf.com.br/atendimento, aguardar a confirmação e a recepção do Certificado de Seguros atualizado.
O que acontece se eu não indicar um beneficiário?
Se você não indicar um beneficiário no seu seguro, em caso de sinistro, a indenização será paga aos seus herdeiros legais, conforme as regras do Código Civil (vocação hereditária). Isso pode gerar mais burocracia e demora, já que será necessário comprovar quem tem direito ao valor, o que pode ser desgastante nesse momento delicado, além da possibilidade de não ter seu desejo respeitado.
Ao indicar um ou mais beneficiários, você garante que o valor será pago diretamente às pessoas que escolheu, de forma mais ágil e organizada. Essa simples decisão evita conflitos e facilita o processo para os seus entes queridos, trazendo mais tranquilidade para todos.
O que acontece se o beneficiário falecer antes do Segurado?
Se o beneficiário falecer antes do segurado, é de responsabilidade do titular do seguro nos informar imediatamente para realizar a alteração do beneficiário. Caso não seja feita a atualização, em caso de sinistro, o valor da indenização será destinado aos herdeiros legais do titular, conforme o Código Civil (vocação hereditária) o que pode gerar desgastes para a família.
Para conferir que são seus beneficiários, acesse seu Certificado de Seguros.
O que é Dependente/Agregado?
Dependente/agregado é a pessoa que participa do plano e tem direito a cobertura de Assistência Funeral e por isso é responsabilidade do titular, sempre conferir no seu Certificado de Seguro que são as pessoas cadastradas no contrato, para garantir que possam utilizar os serviços do seguro, em caso de falecimento.
Para conferir que são seus dependentes, acesse seu Certificado de Seguros.
Quais são os graus de parentesco permitidos para inclusão?
Atualmente, os graus de parentesco permitidos pela Sinaf são: Pai, Mãe, Sogro, Sogra, Genro, Nora, Filhos, Irmãos, Netos e Bisnetos
Qual a idade mínima e máxima para inclusão de um dependente no meu seguro Sinaf?
A idade mínima para a contratação de um dependente é 0 anos e a máxima 80.
Como faço para incluir ou excluir um dependente?
Você pode a qualquer momento, entrar em contato com nossa Central de Atendimento ou ligação para 0800.702 9910 e consultar valores para inclusão.
O que acontece com os dependentes, caso ocorra o falecimento do Titular?
Em caso de falecimento do titular do seguro, todos os dependentes/agregados do plano tem até 30 dias para contratar um novo plano, com isenção das carências já cumpridas no contrato do titular, mantendo a proteção do Seguro Sinaf.
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