Assistência Funeral 24h Sinaf2022-12-27T13:58:10-03:00

Assistência Funeral
24h Sinaf

A Sinaf coloca à disposição do Segurado o atendimento telefônico 24 horas por dia, 7 dias por semana  inclusive finais de semana e feriados, para atendimento da família e coordenação da contratação dos serviços funerários.

Saiba como acionar o serviço:

Passo 1

Obtenha a
Declaração de Óbito

Antes de acionar a Assistência Funeral 24h Sinaf, obtenha  a Declaração de Óbito do Hospital, médico da família ou do IML (Instituto Médico Legal) de sua região.

Passo 2

Acione a
Assistência Funeral Sinaf

WhastApp:
(21)98193-0205

Telefone:
0800 702 9920

Ocorrendo o falecimento do segurado ou seu familiar*, a família deverá comunicar imediatamente a Assistência Funeral 24h Sinaf –  0800 702 9920 –  informando:

  • Nome completo e CPF do Titular;
  • Nome completo e data do nascimento do falecido;
  • Hora e local do falecimento;
  • Número da Declaração de Óbito
  • A causa da morte que consta na Declaração de Óbito “Causa mortis”;
  • Nome do responsável escolhido pela família para ser o ponto de contato com a Assistência Funeral 24h Sinaf  e o seu telefone de contato;
  • Opções de cemitério para o velório,  sepultamento ou cremação para realização do funeral.

*Titular, cônjuge, filhos ou agregados que constem no certificado vigente na data do falecimento.

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Passo 3

A Sinaf
cuida de tudo!

A Assistência Funeral 24h Sinaf providenciará o registro do óbito em cartório (Certidão de Óbito) e, em nome da família, tomará todas as providências necessárias à realização do funeral.

Neste momento a família deve fornecer a seguinte documentação original para que a Assistência Funeral 24h providencie o registro de óbito em cartório:

    • Autorização para registro da Certidão de Óbito em cartório preenchida e assinada pelo responsável da família (documento fornecido pela Sinaf);
    • Declaração de Óbito;
    • Um Documento Oficial com foto do falecido: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS);
    • CPF do falecido
    • Comprovante de Residência do falecido: Conta de água, luz, telefone
    • Certidão de Casamento do falecido (se casado).

Os documentos serão devolvidos pela Assistência Funeral 24h juntamente com a Certidão de Óbito registrada em cartório antes do sepultamento ou cremação.

No momento da remoção agendado pela Assistência Funeral 24h Sinaf, a família deve fornecer para a funerária as roupas para vestir o falecido.

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Passo 4

Assistência
Emergencial

Em caso de falecimento do titular ou cônjuge,  o cônjuge ou os beneficiários do falecido têm direito a um valor de para cobrir despesas urgentes.

Verifique se seu plano tem esta cobertura e qual o valor da indenização contratado.

Como proceder para receber a Assistência Emergencial? Entre em contato com nossa Central de Atendimento:

  • WhatsApp: (21) 96500-1090 (somente mensagens de texto);
  • Telefone: 0800 702 9910 de segunda à sexta-feira das 8h às 19h (exceto feriados).

*Planos com esta cobertura:

  • Sinaf Família Protegida
  • Sinaf Proteção Família
  • Sinaf Família
  • Sinaf Família Cristã
  • Sinaf Assistência Família
  • Sinaf Assistência Total
  • Sinaf AP Renda Mensal

Verifique se seu plano tem esta cobertura e qual o valor da indenização contratado

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Perguntas Frequentes

2. Como a família pode obter a Declaração de Óbito?2018-09-23T18:36:35-03:00

A Declaração de Óbito deverá, via de regra, ser preenchida pelo médico responsável pelo atendimento ou ainda por aquele que vinha acompanhando o paciente, mesmo que nesse caso a morte não tenha acontecido nas dependências do hospital.

Nos casos de morte violenta, o IML deverá ser o responsável pela emissão da declaração. Nas localidades onde não existe IML, somente será responsável pela declaração o médico investido pela autoridade judicial ou policial.

Somente após a obtenção da Declaração de Óbito a Assistência Funeral 24h Sinaf poderá iniciar o atendimento ao segurado ou seus dependentes.

Qual a diferença de Certidão de Óbito e Declaração de Óbito ?2021-11-30T15:47:19-03:00

Enquanto a Declaração de Óbito é emitido por um médico para comprovar a morte de uma pessoa, a Certidão de Óbito é emitida por um cartório de registro civil.

 

A Certidão de Óbito só pode ser obtida com a Declaração de Óbito.

4. Documentos necessários para emissão da Certidão de Óbito2018-10-01T23:02:09-03:00

Para que a  Assistência Funeral 24h Sinaf poderá iniciar o atendimento ao segurado ou seus dependentes e emitir junto ao cartório a Certidão de Óbito é preciso que a família forneça os seguintes documentos originais, válidos e em bom estado de conservação:.

  • Declaração de Óbito
  • Cópia do RG (Carteira de Identidade) e CPF do falecido;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento do falecido.

Obs: alguns cartórios exigem outros documentos além desses e que serão informados pela Assistência Funeral 24h Sinaf no momento do comunicado do óbito.

5. Como receber a Assistência Emergencial?2019-07-16T13:20:24-03:00

Em caso de falecimento do titular ou cônjuge,  o cônjuge ou os beneficiários do falecido têm direito a um valor de para cobrir despesas urgentes.

Verifique se seu plano tem esta cobertura e qual o valor da indenização contratado.

Como proceder para receber a Assistência Emergencial?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento, 0800 702 9910 de segunda à sexta-feira das 8h às 19h (exceto feriados) ou compareça a uma de nossas Unidades de Atendimento Presencial

*Planos com esta cobertura:

  • Sinaf Proteção Família
  • Sinaf Família
  • Sinaf Família Cristã
  • Sinaf Assistência Família
  • Sinaf Assistência Total
  • Sinaf AP Renda Mensal

Verifique se seu plano tem esta cobertura e qual o valor da indenização contratado

 

6. Como proceder em caso de Cremação2018-10-01T23:05:19-03:00

Em vida:

Se você deseja ser cremado, o mais recomendado é informar aos seus familiares a sua vontade e deixar uma Declaração de Vontade escrita e assinada, com reconhecimento em cartório de ofício de notas de sua preferência.


Após o óbito:

A decisão pela forma que você será sepultado caberá aos seus familiares de primeiro grau, ou seja, cônjuges, pais, avós, filhos, netos e irmãos — que devem ser maiores de 18 anos e estarem munidos da respectiva documentação:


Caso o falecimento tenha ocorrido por causas naturais

Nesta situação, é preciso que a família ou o responsável apresente:

  • Declaração de óbito
  • Autorização de cremação devidamente preenchida e assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Cópia do CPF e do RG (identidade) do falecido;
  • Cópia da Certidão de Casamento ou de Nascimento do falecido.

Se o falecimento tiver ocorrido por morte violenta

Em casos de morte violenta, é preciso apresentar alguns documentos específicos que autorizam a cremação do corpo — indicando que o mesmo já foi analisado pela Polícia e pelos médicos do IML. Afinal, depois de cremado, é impossível indicar a causa da morte para um possível inquérito policial. Os documentos necessários são:

  • Declaração de Óbito assinado por um médico legista;
  • Autorização de cremação assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Autorização judicial, com declaração do delegado da polícia responsável pelo inquérito e do IML alegando que não se opõe à cremação;
  • Boletim de Ocorrência;
  • Cópia do RG (identidade), do CPF do falecido e do membro da família que autoriza a cremação;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento do falecido.

Se a pessoa a ser cremada não tiver parente de grau direto

Nesse caso, será preciso obter uma autorização judicial que deverá ser requisitada pelos familiares de segundo grau junto ao Poder Judiciário, apresentando os seguintes documentos:

  • Certidão de óbito;
  • Declaração do delegado não se opondo à cremação;
  • Boletim de Ocorrência (em caso de mortes violentas).
O que é Declaração de Óbito ?2021-11-30T15:58:34-03:00

A Declaração de Óbito, também conhecido como atestado de óbito, é feito por um médico, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital.

Além de declarar o fim da vida de um indivíduo, o atestado o médico também deverá ter as informações das causas daquela morte.

Sem a Declaração de Óbito, não é possível o registro da Certidão de Óbito em cartório.

Como eu faço para comunicar um falecimento?2021-11-30T15:43:45-03:00

Como eu faço para comunicar um falecimento?

A Sinaf tem uma equipe preparada para lhe prestar todos os esclarecimentos neste momento tão difícil e com todo o acolhimento.

Antes de acionar a Assistência Funeral 24h Sinaf, obtenha  a Declaração de Óbito do hospital, médico da família ou do IML (Instituto Médico Legal) de sua região.

A Sinaf coloca à disposição do Segurado o atendimento telefônico 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados através do 0800 702 9920, para atendimento da família e coordenação da contratação dos serviços funerários.

O que eu devo informar quando for comunicar um falecimento?2021-11-30T15:55:41-03:00

As informações necessárias são:

  • Nome completo e CPF do Titular;
  • Nome completo e data do nascimento do falecido*;
  • Declaração de Óbito (será solicitado o envio de foto nítida desse documento através do número de WhatsApp da Central de Assistência 24h que será fornecido no momento do comunicado);
  • Nome do responsável escolhido pela família para ser o ponto de contato com a Assistência Funeral 24h e o seu telefone de contato;
  • Opções de cemitério para o velório, sepultamento ou cremação para realização do funeral. (Caso não tenha estas opções, pode ser consultado durante o atendimento.)

*Titular, cônjuge, filhos ou agregados que constem no certificado vigente na data do falecimento.

O que faço caso o falecimento ocorra em outro estado (fora do estado do Rio de Janeiro)?2021-11-30T16:18:42-03:00

O funeral ou cremação será feito no município em que o titular/dependente falecer.

Caso o falecimento ocorra no estado em que o titular/dependente não more, a Sinaf irá providenciar o transporte do corpo até o município em que a pessoa mora, e também realizará a preparação do serviço funeral, sem nenhuma despesa para a família.

Entre em contato com a Assistência Funeral 24 horas pelo 0800 772 9920.

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